top of page
  • Foto do escritorKomaX

Médicos acreditam que o Presidente do STF está internado por causa de ar-condicionado do trabalho.

Nesta segunda-feira (11/08/2020), o Hospital em que o presidente do STF, Dias Toffoli está internado desde o dia 9, emitiu uma nota esclarecendo que a causa do internamento foi uma pneumonite por hipersensibilidade (alérgica) geralmente causada por ácaros, fungos ou outros agentes alergênicos. Segundo o a nota "O diagnóstico médico também indica a alta probabilidade de a reação alérgica ter sido ocasionada em razão das instalações prediais laborais, em especial pelos sistemas de ar condicionado. Em razão disso, a cardiologista intensivista Ludhmilla Hajjar indicou ao Supremo Tribunal Federal a realização de um estudo do ambiente de trabalho, com a coleta de materiais e avaliação do sistema predial de ar condicionado".


O que é pneumonite por hipersensibilidade?

A pneumonite por hipersensibilidade(PH) é uma síndrome inflamatória do tecido pulmonar e das vias aéreas. Ela pode ser aguda a crônica e geralmente é confundida por infecções respiratórias bacterianas ou virais, como a COVID-19. A PH pode causar tosse, falta de ar, dor torácica e até febre e vômitos.


Essa doença é causada por uma predisposição individual (genética) somada a exposição a alérgenos, que são "pedacinhos" de bactérias, fungos, ácaros ou produtos químicos que ativam nosso sistema imune. O corpo então reage a substância em contato com nossas vias aéreas e causa os sintomas.


Normalmente é mais frequente na zona rural, por exposição a aves e outros animais, além de agrotóxicos e produtos químicos. Porém, sistemas de climatização, ventilação e aquecimento são as fonte mais comum na zona urbana de exposição.


O tratamento tem como base manter o ambiente saudável, a fim de reduzir a exposição a esses alérgenos. Por isso, foi indicada a revisão dos aparelhos de climatização do prédio do STF, para averiguar a limpeza e manutenção para evitar novos casos de PH no próprio ministro, Dias Toffoli, ou em outros trabalhadores.


Como cuidar do ar-condicionado?


A melhor forma de cuidar do seu aparelho de ar-condicionado é fazendo de forma planejada a manutenção preventiva. A limpeza do climatizador é a maneira mais adequada de se manter seguro e saudável, evitando doenças como a PH e até a rinite alérgica. Na sua casa essa é uma escolha opcional, porém na sua empresa você deve se atentar a Lei do PMOC.


No Brasil, desde 2018 existe uma obrigatoriedade de se controlar as manutenções programadas dos aparelhos de Ar Condicionado em ambientes públicos ou privados delimitados fisicamente e que sejam climatizados de forma artificial, através de um PMOC (Plano de Manutenção Operação e Controle).


 

Abaixo a nota à imprensa feita pelos médicos do Ministro Dias Toffoli.


NOTA À IMPRENSA

Brasília, 11 de agosto - O Hospital DFStar informa que, após duas internações em razão de quadro respiratório, o estado de saúde do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Dias Toffoli, encontra-se em perfeitas condições. Foram descartadas infecções virais incluindo COVID-19, sendo feito o diagnóstico de pneumonite por hipersensibilidade causada por algum agente possível do meio ambiente, com as hipóteses de fungos, ácaros ou bactérias.

O diagnóstico médico também indica a alta probabilidade de a reação alérgica ter sido ocasionada em razão das instalações prediais laborais, em especial pelos sistemas de ar condicionado. Em razão disso, a cardiologista intensivista Ludhmilla Hajjar indicou ao Supremo Tribunal Federal a realização de um estudo do ambiente de trabalho, com a coleta de materiais e avaliação do sistema predial de ar condicionado.

O ministro encontra-se no quarto e passa bem, mas ainda sem previsão de alta.


Dr. João Pantoja Pneumologista/Diretor Geral - Copa Star

Dra. Ludhmila Abrahão Hajjar Cardiologista/Intensivista – Villa Nova Star

Dr. Pedro Henrique Loretti Diretor Geral - DF Star



32 visualizações0 comentário
bottom of page